Data: 06-03-2012
Criterio:
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
A espécie apresenta uma extensão de ocorrência de 82.848,17km² e, devido ao número de registros de herbário, é possível suspeitar de que seja uma espécie relativamente frequente. Apesar do habitat da espécie estar sofrendo um declínio expressivo decorrente da expansão de atividades agropecuárias e silviculturais, a espécie é bem representada em algumas Unidades de Conservação.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Solanum sooretamum Carvalho;
Família: Solanaceae
Descrita originalmente por Carvalho em 1991, a espécie apresenta afinidades morfológicas com Solanum vellozianum, porém diferenciam-se pela inflorescência mais alongada e por características distintas dos tricomas. O epíteto evidencia sua ocorrência na região de Sooretama, no estado do Espirito Santo (Carvalho, 1991).
S. sooretamum apresenta aparente baixa densidade populacional, uma vez que em levantamento fitossociológico realizado em fragmento (0,5 ha) de Floresta Atlântica de Tabuleiro no município baiano de Mucuri, foi registrado apenas 1 individuo nesta parcela, o que resultou em baixos valores de importância, frequência absoluta e frequência relativa (v. Soares, 2010). Giacomin (com. pess.) afirma que a espécie é abundante no estado do Espirito Santo, área core de sua distribuição.
A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espirito Santo (Stehmann et al.,2012). Gomes (J.M Gomes, 2899 VIES) e Jacomin (com. pess.) indicam a ocorrência deste táxon no estado do Rio de Janeiro.
Planta terrícola, arbustiva a arvoreta (Carvalho, 1991), ocorrendo em Florestas Ombrófilas Densas e Estacionais Semideciduais (Stehmann et al., 2009) em áreas de Florestas de Tabuleiro e matas de baixada (Carvalho, 1991).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
A espécie ocorre em uma região carente, onde grande parte da população utiliza-se dos recursos naturais abundantes da região como principal fonte de sustento. Áreas de florestas vêm sendo amplamente suprimidas para dar lugar ao plantio de Eucalipto. Os sistemas tradicionais de cabrucas (plantações de cacau,Theobroma cacao), que apesar de manterem parte do componente arbóreo das florestas intacto, não permite que plantas do sub bosque da floresta, como S. bahianum mantenham suas populações viáveis, uma vez que são imediatamente suprimidos (Araujo et al. 1998). O cultivo da seringueira (Hevea brasiliensis) também é responsável pela supressão de trechos significativos de florestas. A expansão da pecuária e consequente abertura de pastagens sobre fragmentos florestais em propriedades particulares têm aumentado significativamente após a crise no cultivo de cacau, e segundo Araujo et al. (1998), esta atividade possui enorme potencial para expandir-se nos próximos anos.
1.1.2.2 Large-scale
Detalhes
false
1.1.4 Livestock
Detalhes
false
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie for considerada Em Perigo (EN) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do estado do Espirito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
- STEHMANN, J.RIN: STEHMANN, J.R. ET AL. Solanaceae. 2009.
- STEHMANN, J.R. ET AL. Solanum in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do. Jardim Botânico do. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=&genus=solanum&species=&author=&common=&occurs=1®ion=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.
- GIACOMIN, L. Comunicação do especialista Leandro Giacomin, da Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.
- SAITER, F.Z. ET AL. Tree changes in a mature rainforest with high diversity and endemism on the Brazilian coast. Biodiversidade e Conservação, 2011.
- MICHELLIA PEREIRA SOARES. Estrutura e diversidade de comunidades e de populações vegetais em floresta atlântica de tabuleiros. Tese de Doutorado. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2010.
- CARVALHO, L.D.F. New taxa of Solanum (Solanaceae) from Brazil, Colômbia, Central America and Venezuela. Annals of Missouri Botanic Garden, v. 78, n. 1, p. 224-244, 1991.
- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.
CNCFlora. Solanum sooretamum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Solanum sooretamum
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 06/03/2012 - 21:16:59